Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

FORÇA SINDICAL DO PARANÁ PROPÕE AUXÍLIO EMERGENCIAL ESTADUAL

Ajuda seria um complemento do auxílio emergencial nacional, o que daria condições para comerciantes e trabalhadores autônomos se manterem em isolamento

A Força Sindical do Paraná se reuniu na quarta-feira, 30 de março de 2021, com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), para debater o combate a pandemia do Covid-19 no estado e formas de conter a disseminação do vírus que assola o país. O presidente da Central Sindical, Sérgio Butka, propôs a implantação de um auxilio emergencial estadual como uma forma de complemento ao auxílio nacional.

“Junto com o auxílio emergencial nacional, a implantação de um auxílio estadual daria mais condições para os pequenos comerciantes e trabalhadores de enfrentarem as dificuldades advindas da pandemia, como também motivariam o isolamento diminuindo a circulação de pessoas. É preciso que os governos não meçam esforços nesse sentido e deem condições para que as pessoas sem mantenham em casa”, disse Butka.

Além do auxílio emergencial, também foi discutido a criação do grupo de trabalho tripartite que envolverá representantes dos trabalhadores, do empresariado e do governo, de modo a estabelecer estratégias de combate ao coronavírus; e a prioridade da vacinação em trabalhadores do transporte público e dos trabalhadores do setor produtivo considerados essenciais, conforme decreto do governo.

O governador acolheu todas as propostas e disse que estudará um forma de implementação do auxílio. Falou que o governo está empenhando em vencer a pandemia e que conta com a participação das Centrais nesta luta. Participou também da reunião o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.