Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Comerciários

Força RJ: Nota de repúdio e esclarecimento

“A Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro repudia veementemente todos os atos de vandalismo e barbárie praticados na sede do Sindicato dos Comerciários do Município do Rio de Janeiro, ocorridos na madrugada no dia 17 de junho do corrente ano. A Força Sindical não comunga de práticas que atentem contra o processo democrático do movimento sindical, princípio adotado e defendido desde sua fundação.

Atribuir a autoria de tais delitos criminosos à Força Sindical se revela em atitude covarde, para que não sejam identificados os verdadeiros responsáveis pela prática criminosa. Cabe à autoridade policial apurar rigorosamente, iniciando-se pela investigação da origem da contratação do transporte utilizado.

O suposto envolvimento do assessor da Força Sindical Nacional na prática dos atos criminosos atribuídos ao Sr. Paulo Rogério nos causa estranheza. Estamos convictos de que o mesmo estava a serviço de outra entidade sindical e não à Força Sindical, inclusive tendo corroborado para tal afirmação o material eleitoral apreendido, conforme dito pela autoridade policial e amplamente divulgado pela imprensa e nas mídias sociais.

Ressaltamos que a direção estadual, tão logo tomou ciência dos fatos veiculados pela imprensa com relação à participação de um assessor da central sindical em um ato isolado, exigiu a exclusão do mesmo dos seus quadros.

Importante destacar que, desde o primeiro momento, a Força Sindical manifestou interesse em disputar as eleições sindicais, mas, sobretudo, o fez respeitando todas as regras estabelecidas e o devido processo legal, ingressando com diversas ações judiciais em primeiro e segundo grau de jurisdição, inclusive perante o Ministério Público do Trabalho, para ter reconhecido o seu direito de participar do processo eleitoral de forma clara e democrática.

A Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro espera e confia que todos os fatos sejam apurados de forma transparente, e que todos os culpados sejam punidos exemplarmente, quando, então, temos certeza, prevalecerá a verdade”.

Por Francisco Dal Prá
Presidente da Força Sindical RJ e da Federação dos Metalúrgicos RJ e secretário de finanças da CNTM


Contato: Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ