Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Filme e debates marcam 5º Encontro de Jovens Metalúrgicos de São Paulo

Nesta sexta, 18.11.16, foi realizado no auditório do Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o 5º Encontro de Jovens Metalúrgicos. Organizado pelo Departamento da Juventude, o evento exibiu o filme “O Outro Lado do Paraíso” e os cerca de 200 jovens participantes puderam conversar sobre a história com o escritor Luiz Fernando Emediato, autor do livro que deu origem ao filme, e o diretor André Ristum.

A partir do conteúdo do filme (que fala de êxodo familiar e uma história de amor adolescente, de greves, sindicatos e política e de como o golpe de 64 afetou a vida dos mais pobres), os jovens metalúrgicos destacaram as lutas sindicais em defesa dos trabalhadores e da coletividade e defenderam de forma unânime que os sonhos devem ser buscados permanentemente, mesmo diante das dificuldades.

Os jovens encaminharam sugestões para novas atividades do Departamento, participaram de sorteios de livros, jaquetas e DVS e no almoço de encerramento curtiram um show de MPB.

Abertura – o 5º Encontro de Jovens Metalúrgicos contou na abertura com as presenças do presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, vice-presidente da Força Sindical, dos deputados federais Bebeto e Paulinho (presidente da Força Sindical), Juruna, secretário-geral da central, Arakém, secretário-geral do Sindicato, e Elza Costa, diretora de finanças do Sindicato. Eles falaram sobre a história do sindicalismo, da importância dos metalúrgicos na conquista dos direitos da classe trabalhadora e da necessidade da participação da juventude nas lutas atuais.

Rodrigo de Morais e Jefferson Coriteac (diretor licenciado) coordenaram o evento e os debates e disseram que o Departamento da Juventude pretende realizar novos encontros, com foco no debate político, na cultura e na participação cada vez maior dos jovens metalúrgicos nas ações do Sindicato.