Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Façamos a nossa parte!

“Há décadas o país não passava por uma situação tão calamitosa como nos últimos anos. Pior do que isso, estamos exatamente naquele momento em que ninguém possui alternativas rápidas ou concretas de mudanças de rumo que possam levar o Brasil, a curto prazo, de volta a uma rota de crescimento, geração de empregos e distribuição de renda.

Isso acontece em todas as esferas de Poder. O Executivo e o Legislativo deram sinais recentes de força e capacidade de tocar um Projeto absolutamente desfavorável para os trabalhadores mas, diante de tantas denúncias de esquemas e corrupção, agora se encontram isolados pela reação social, amendrontados pela Justiça e mais preocupados em não irem parar na cadeia do que governarem o país. Por sua vez, o Poder Judiciário tornou-se, ilusoriamente aos olhos do povo, o caminho para a solução dos intrincados problemas políticos e econômicos que o país enfrenta.

No meio disso tudo, os trabalhadores e a sociedade pagam dolorosamente a conta. Milhões de desempregados ou não assistem perplexos suas vidas sendo reguladas por uma sensibilidade absurda do chamado “Mercado” e do noticiário do dia. O desmanche do Estado, o mau humor do Capital produtivo, a ausência de horizontes mais tranquilos em todos os sentidos, acabam por jogar a sociedade em uma apatia geral ou em uma situação de “Salve-se quem Puder” .

O quadro é crítico, mas talvez seja exatamente nesse contexto que o Movimento Sindical deva se reencontrar com seus reais anseios e isso vem sendo feito. Temos demonstrado nossa capacidade de mobilização e força. Foi assim na última Greve Geral, foi assim na Ocupação de Brasília e deve continuar assim no dia a dia nas portas de fábricas e nos locais de trabalho. Retomar a confiança do trabalhador e da sociedade em seus órgãos de classe, em seus sindicatos, é a nossa principal contribuição nesse momento na defesa dos Direitos e na luta por dias melhores.

A cada assembleia, a cada conversa com cada trabalhador no sentido de convencê-lo de que a única alternativa será nossa união, estaremos contribuindo de forma decisiva para melhorar a vida de todos. Ficar esperando por “milagres” ou “salvadores da Pátria” certamente será o pior de tudo”.

Claudio Magrão – Presidente da Federação dos  Metalúrgicos do Estado de São Paulo