Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Encontro com mulheres e Ciclo de Formação mobilizam Sindicato no final de semana

Cláudio Omena


Por assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos Guarulhos 

Duas importantes atividades mobilizaram a categoria neste final de semana. No sábado (20), ato da Força Sindical Regional – alusivo ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março – reuniu mais de 300 pessoas no auditório da sede antiga, à rua dos Metalúrgicos, 166, Centro.

Já no domingo, dia 21, o 1º Ciclo de Formação promovido pelo Sindicato contou com a participação de cerca de 85 trabalhadores da base, representando diversas fábricas. O evento, que aconteceu no Centro Recreativo e de Lazer do Sindicato, em Vargem, inicia uma série de ações de formação, com conhecimentos focados nos temas sindicalismo, economia e política.

Força – O encontro de mulheres, sábado, teve palestra com Paulo Rogério de Souza, que é professor universitário e administrador de empresas. Nossa diretora Sonia Regina Dombski avalia: “O evento foi um sucesso. As companheiras gostaram muito da palestra e também do vídeo apresentado”.

Além de palestra, o encontro teve chá da tarde, sorteio de brindes, dança do ventre, dança de rua – com jovens assistidos pelo Sindicato dos Químicos, além de apresentação do Coral Renovação, de Vila Formosa, composto por pessoas da Terceira Idade.

Entidades como Sindicato dos Químicos e Servidores Municipais participaram do evento das mulheres, que também contou com a presença da vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB)

Vargem – A abertura do 1º Ciclo de Formação teve palestra do assessor sindical Wilson Fava. Ele falou dos primórdios do sindicalismo, que começou com a Revolução Industrial, e abordou a importância da articulação coletiva. “Projetos individualistas não prosperam. Só é líder quem tem visão coletiva”, destacou Fava.

O presidente José Pereira dos Santos faz uma avaliação positiva da primeira rodada do Ciclo: “Tenho certeza de que os companheiros aprenderam muito sobre sindicalismo e política e com isso ampliam sua visão sobre seu próprio papel enquanto trabalhadores e ativistas sindicais”.

A próxima edição do 1º Ciclo de Formação deverá reunir um número ainda maiores de trabalhadores e vai focar o tema economia. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O Brasil voltou a crescer e os trabalhadores têm direito de participar desse crescimento. Portanto, queremos nos preparar para uma campanha salarial forte e vitoriosa.”

Lutas – As mulheres decidiram ampliar as lutas por licença-maternidade de 120 para 180 dias e também para que as Delegacias da Mulher funcionem 24 horas.

Heleno B. da Silva, secretário-geral do Sindicato, aplaude a mobilização das mulheres. “Esses encontros, além da confraternização, propiciam debates e ampliação do conhecimento. A cidadania da mulher é fortalecida”.

Acesse www.metalurgico.org.br