Sindicato chega aos 100 anos com mesmo entusiasmo e forte para enfrentar os desafios atuais. Lideranças sindicais também participaram e ressaltaram protagonismo do SMC no movimento sindical do país

Um Século de Lutas do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba! Uma história que começou a ser escrita no dia 28 de janeiro de 1920 e que completou nesta terça-feira (28) exatamente cem anos.

Em uma data tão importante como essa não poderiam faltar personagens que ajudaram a construir essa história centenária de dedicação a categoria metalúrgica. Ex diretores, ex presidentes, ex funcionários, sócios com 60 anos de casa, núcleo de história da UFPR e funcionários atuais foram homenageados na noite desta terça-feira no Auditório Diamiro Cordeiro da Fonseca, na sede central.

Vários momentos foram relembrados pelo presidente do SMC, Sérgio Butka. “Hoje reunimos pessoas aqui com até 65 anos de sindicalização, que tem amor ao Sindicato, que tem paixão e que construiu uma história”, ressaltou Butka, de forma emocionada. Emoção essa que conduziu toda cerimônia.“Foi um dia muito especial de lembrar de todo pessoal da minha época e que me ajudaram muito e eu estou muito feliz com isso. É uma história bonita que aconteceu na minha vida”, lembrou Orlei Lopes da Silva, ex presidente do SMC.

Estes 100 anos completados guardam principalmente em sua cronologia registros importantes de avanços por melhores condições de trabalho e salário. Esta “marca registrada” do SMC foi destacada por várias lideranças sindicais do país presentes na cerimônia, entre elas de Osasco (SP), Gravataí (RS). Além disso também ressaltaram o protagonismo da entidade no movimento sindical.

“Nós vemos hoje aqui um Sindicato centenário com sua repleta de conquistas para a sua categoria e para o sindicalismo do Brasil. Então eu fiz questão de vir aqui até para demonstrar a importância nesse momento de fortalecer os Sindicatos e ter uma unidade sindical para enfrentar o que tá vindo por aí”, frisou o presidente da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres.

Lideranças políticas também estiveram presentes, a exemplo de Eder Colaço, diretor do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Renda da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado. “No conselho do trabalho nós temos dialogado. Eventualmente as opiniões são contrárias, mas o importante é que a gente atinja o objetivo que é cada vez mais fortalecer a indústria, os trabalhadores para que e gente possa gerar riqueza e emprego”, destacou Eder.

Também estiveram presentes representantes do RH de várias empresas e também do patronal demonstrando a postura democrática, de diálogo e respeito do SMC. “Cada um olha o seu lado, cada um luta pelo seu lado, mas esses lados na verdade eles são convergentes e lá no final eles convergem para um objetivo único que é o desenvolvimento do país”, disse Alcino de Andrade Tigrinho, presidente do Sindimetal.