Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Alimentação

Em defesa dos empregos no setor da alimentação

“Recentemente tivemos os Estados Unidos sobretaxando países importadores de aço e alumínio. Fizemos pressão, inclusive com protesto no consulado norte-americano em São Paulo, pois a medida poderia diminuir a produção neste setor no Brasil e causar muita demissão. A pressão surtiu efeito e o governo norte-americano anunciou que iria negociar as taxas com o governo brasileiro.

Agora é a vez da União Europeia  anunciar a proibição de importação de carne e frango e derivados de 20 unidades de frigoríficos do Brasil. Esperamos que o governo brasileiro e os empresários do setor resolvam os problemas alegados pelos europeus e usem todos os mecanismos para evitar este embargo que, em nossa opinião, coloca em risco milhares de empregos no Brasil e acentua ainda mais a nossa persistente crise econômica e social.

Oferecemos nosso total apoio às entidades (sindicatos, federações e confederações), representativas dos trabalhadores brasileiros destes setores produtivos, na pressão para que este problema seja resolvido o mais breve possível e não haja demissão. Juntos somos fortes! Vamos à luta!”

Miguel Torres
presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), vice-presidente da Força Sindical e líder do movimento Brasil Metalúrgico.