Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Eleições 2018

Eleições 2018: horário eleitoral, propaganda e marketing

Antônio Augusto de Queiroz*

Neste artigo vamos tratar de como bem utilizar o horário eleitoral gratuito, mediante o uso do rádio e da TV, e como potencializar a propaganda e o marketing da campanha, iniciando com conceitos e dicas sobre o emprego dessas ferramentas na campanha eleitoral.

Os programas de rádio e TV podem se constituir em importante fonte de votos. Os candidatos devem aproveitar bem esses meios e utilizar linguagem adequada para cada veículo. É fundamental a presença de profissional ou agência que oriente na forma e no conteúdo dos programas. Para os candidatos com dificuldades de comunicação, além da presença do profissional na produção dos programas, recomenda-se rápido treinamento com técnicas que irão ajudar na gravação dos programas, entrevistas, debates, nas salas em público e em comícios.

No rádio, a linguagem deve ser coloquial e repetitiva. É importante tratar apenas de 1 assunto de cada vez e associar o tema à sua imagem. Bom jingle ajuda o eleitor a lembrar-se do candidato, de seu número e de suas bandeiras de campanha. O candidato deve procurar transmitir confiança e esperança.

Na televisão, além do conteúdo de sua fala, que deve conter frases curtas e na ordem direta, o candidato deve preocupar-se também com os gestos, expressões faciais e aparência. É importante não fazer gestos bruscos nem ser agressivo. A indignação deve ser expressada com toda a emoção possível, preferencialmente acompanhada de gestos e entonação da voz.

No curso da campanha não basta produzir bem os programas do candidato, é preciso também acompanhar e gravar os programas dos adversários. Isso possibilita solicitação do direito de resposta sempre que o candidato for atingido, mesmo que de forma indireta, com afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou inverídica.

Já o trabalho de marketing, conceituado como conjunto de técnicas e meios destinados a construir, ampliar ou preservar certa situação ou posição, é ferramenta ou instrumento de persuasão e convencimento, cujo emprego deve ser cuidadosamente planejado para obter a concordância ou consentimento voluntário e consciente daquele a quem se destina.

É diferente da manipulação, que trata o manipulado como se fosse objeto. A manipulação conduz, maneja e molda as suas crenças e/ou sentimentos sem contar com o consentimento ou vontade consciente.

O marketing nas campanhas eleitorais prioriza 5 eixos:

1) pesquisa (quantitativas e qualitativas);

2) discurso (que deve ser realista e didático);

3) comunicação (produção e divulgação de conteúdo, como propostas do candidato);

4) articulação política e social (agenda do candidato com entidades da sociedade civil, com formadores de opinião e apoiadores e, principalmente, com os potenciais eleitores); e

5) mobilização (reunião de eleitores e apoiadores na divulgação massificada da campanha).

O candidato deve tratar de 1 assunto de cada vez, tanto nos comícios quanto no horário eleitoral, incluindo as redes sociais. Isso facilita a associação do candidato com a proposta.

O apoio de personalidades e o testemunho de gente importante dão credibilidade ao candidato e às suas propostas.

Na campanha não basta mostrar as virtudes do candidato, é preciso expor os defeitos do adversário — fazer publicidade negativa e atacar os pontos divergentes dos adversários, sem, contudo, ofendê-lo em nível de crime eleitoral.

Agora todo cuidado é pouco para não sobrecarregar ou sufocar seus seguidores, com excesso de conteúdo sem relação direta com o interesse dele. Procure segmentar sua mensagem e humanizá-la.

Este texto é parte integrante da Cartilha, de nossa autoria, que trata das “Eleições Gerais 2018: orientação a candidatos e eleitores”.

(*) Jornalista, consultor, analista político e diretor de Documentação do Diap

Leia também:
Série Eleições 2018: planejamento da campanha

Série Eleições 2018: condições para ser candidato em eleições no Brasil

Série Eleições 2018: leitura crítica da mídia no processo eleitoral

Série Eleições 2018: motivações e fatores-chave para o sucesso eleitoral

Série Eleições 2018: combate à corrupção eleitoral e ética na política

Série Eleições 2018: atributos do candidato

Serie Eleições 2018: priorizar o resgate da política

Série Eleições 2018: o voto consciente