Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Miguel Torres

Dirigente metalúrgico de São Paulo cobra Ministério do Trabalho forte

O conluio entre Temer e Roberto Jefferson para instalar no comando do Ministério do Trabalho, órgão responsável por fiscalizar as relações trabalhistas e mediar conflitos, uma gestora condenada na Justiça por infringir a CLT foi amplamente repudiado. Sindicalismo e trabalhismo se uniram no repúdio à patifaria, cobrando respeito ao chamado ministério da Revolução de 30, já dirigido por líderes como João Goulart.

A Agência Sindical publicou quinta (11) entrevista com João Vicente Goulart, filho de Jango. Na sexta, o líder metalúrgico paulista Miguel Torres, que também preside a Confederação da categoria (CNTM) e integra a direção nacional da Força Sindical, publicou o artigo “Por um Ministério forte e relevante!”, cuja exclamação já expressa a ênfase do apelo – texto pode ser lido no site da Agência.

O artigo trata como escândalo “a Portaria do Ministério do Trabalho que pretendia aliviar a barra dos empregadores que adotam o trabalho escravo”. Miguel Torres também manifesta indignação ante a crise gerada por Temer-Jefferson, “como se a Pasta fosse mero joguete político para desmandos do governo”.

O sindicalista conclui: “Queremos o Ministério do Trabalho e Emprego forte, fiscalizador e protagonista na luta contra a recessão e pela retomada do crescimento econômico, com respeito aos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas, geração de empregos, distribuição de renda e inclusão social”.

Para a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) “contraria em todos os sentidos” o papel de mediação que o ministério deve preservar. “A escolha vai ao encontro dos interesses da gestão Temer de aprofundar o desrespeito à Nação, por meio do retrocesso social e do massacre aos direitos dos trabalhadores”, destaca nota da entidade, que representa mais de 15 milhões de profissionais liberais.

Outros – A Agência continuará a repercutir manifestações de sindicalistas e entidades, na linha de resgate do papel histórico do ministério criado por Getúlio Vargas. A TV Agência Sindical gravou entrevista com Miguel Torres sobre a importância do Ministério do Trabalho, que será veiculada em nosso canal no YouTube e em outros meios da nossa rede.