Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Santo André e Mauá/SP

Diretor do Sindicato arrecada alimentos para famílias carentes em Santo André

Linda Santos com o atacante Ronaldo

Tarzan e Linda

Ultimamente, o dirigente sindical e líder comunitário Otaviano Rocha, o Tarzan, tem se dedicado a arrecadar alimentos que possam ser doados às famílias carentes de Capuava e arredores, em Santo André. Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá e presidente do E.C. União do Morro, Tarzan e seus companheiros já arrecadaram alimentos doados a cerca de 360 famílias. “Mas ainda há 170 famílias no nosso cadastro precisando de comida”, diz Tarzan, ciente de que o trabalho só está começando.

Fundado há 34 anos, o E.C. União do Morro é tradicional time de futebol de várzea em Santo André com atuação social na comunidade, mas nunca as dificuldades para as famílias da comunidade foram tão graves quanto agora. Com a pandemia do coronavirus, a maioria das mães e pais de família da comunidade se viu sem o seu ganha pão de um dia para o outro. São diaristas, manicures, cabeleireiras, cuidadores de idosos, ambulantes, pedreiros, eletricistas, entre tantos outros trabalhadores e trabalhadoras, que ficaram sem dinheiro até para comprar comida para os filhos.

“No Sindicato, o presidente Cicero Martinha sempre nos alertou para a função social da nossa entidade como Sindicato cidadão”, diz Tarzan, militante sindical desde 1987 e membro da diretoria a partir de 1991.
Então, com seus companheiros do União do Morro, Tarzan arregaçou as mangas e procurou supermercados, comércios do bairro, representantes do futebol na região, políticos etc. E está dando resultado. Entre tantos doadores, figura o atacante Ronaldo, artilheiro do por ora suspenso Campeonato Paulista 2020 pelo Santo André. O jogador é um ilustre representante da comunidade local.

“O número de pessoas que nos procuraram solicitando ajuda nos surpreendeu”, comenta Linda Santos, diretora do União do Morro.

Quem puder contribuir com doação de alimentos ou produtos de higiene e limpeza pode procurar Tarzan (11 998809484) ou Linda (11 967136653).