Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

IndustriALL

Diretor de Piracicaba participa de Encontro Internacional na Itália sobre redes sindicais

Mateus Medeiros
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Florêncio da Silva, o Zé Bahia, esteve em Turim, na Itália, a convite da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, para participar de um encontro organizado pela Industriall Global Union e discutir a manutenção e implantação das redes sindicais da Case/New Holland e FIAT/CHRYSLER.

No encontro, que aconteceu nos dias 19 a 21 de março, e que teve a participação de representantes de sindicatos do mundo todo, foi apresentado um plano de ação global para discutir questões trabalhistas que envolvem os grupos Case/New Holland e FIAT/Chrysler e a situação dos trabalhadores destas empresas em vários países. Também foram abordados assuntos como desemprego, produção, representação sindical, relação direção-sindicato, condições de trabalho entre outros.

Segundo Zé Bahia, o encontro possibilitou uma melhor compreensão da realidade destas empresas em outros países. “No Brasil estas empresas ainda mantêm os direitos conquistados pelos sindicatos, já na Europa, em razão da crise, além do alto índice de desemprego, os trabalhadores estão perdendo alguns direitos”, afirmou.

A reunião visou também estabelecer um plano de ação global entre os sindicatos para tomarem medidas preventivas quanto à implantação de um novo sistema de produção, o WCM, o qual não foi discutido previamente com os funcionários.

Os sindicatos envolvidos planejam, entre outras ações, criar uma rede sindical, a fim de aumentar seus poderes e capacidade de defender os direitos e interesses dos trabalhadores e ainda, fortalecer a democracia e trazer o processo de tomada de decisão, tanto quanto possível para os membros, por meio de estruturas regionais estabelecidas em diferentes partes do mundo, para programar a organização da política global e lidar com questões específicas para cada região.

Por Elaine Medeiros – Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região.
Site: www.stmp.org.br 


 

Matéria enviada por Ricardo Flaitt (Alemão)
(11) 9 7153.5984 / (11) 9 4846.2208
Assessoria de Imprensa da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo/SP, 01243-020. E-mail: imprensa@federacaodosmetalurgicos.org.br. Site: www.fedmetalsp.org.br.