Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

DIEESE

DIEESE: novos produtos e outra etapa da campanha de fortalecimento

 

A Reforma Trabalhista impôs mais dificuldades aos trabalhadores e ao movimento sindical, além de afetar também a negociação coletiva. Para tentar auxiliar os dirigentes com os novos desafios, alguns ainda desconhecidos, o DIEESE tem trabalhado para dar respostas mais ágeis a algumas questões. A instituição lançou recentemente dois produtos: o Cadernos de Negociação e o aplicativo Negociando.

Cadernos de Negociação é um boletim que traz os principais indicadores de mercado de trabalho e preços, informações sobre greves e, para mostrar como a Reforma Trabalhista tem afetado as negociações, apresenta ainda levantamentos e análises de cláusulas de acordos e convenções coletivas. A publicação é mensal e é enviada por e-mail somente às entidades filiadas ao DIEESE.

O Negociando é um aplicativo fácil de usar, com calculadoras de perda salarial, abono, benefícios, exemplos de cláusulas trabalhistas, valores de pisos regionais, entre outros assuntos que interessam a quem negocia. Está disponível para IOS, na App Store, e Android, na Google Play. Em breve, será um serviço fornecido unicamente para os filiados.

Reestruturação – O DIEESE, como as demais entidades do movimento sindical, vem passando por uma reestruturação, e visa, na mudança, intensificar o trabalho de assessoria.

No ano passado, a entidade deu início a uma campanha para a constituição de um fundo de fortalecimento institucional. O público-alvo são entidades sindicais filiadas, não sócias e pessoas físicas ou jurídicas que compartilhem dos mesmos valores e visão.

A campanha acaba de entrar em nova etapa, com a participação de grandes entidades sindicais na busca por recursos para o DIEESE. O objetivo é garantir a sustentabilidade da instituição e permitir a intensificação dos trabalhos de assessoria às entidades sindicais, nesse momento em que direitos dos trabalhadores e a organização sindical estão ameaçados.