Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Diálogo já!

O Brasil começa a escrever nova história política a partir do último dia 15 de março.

O governo federal precisa ouvir a voz das ruas, rever sua política de coordenação do país e levar ao Congresso propostas de mudança no sistema de governo que gerem mais empregos e condução da inflação de forma que o povo possa absorver, sem perda do poder de compra.

A fórmula encontrada pelo governo recém empossado, até agora, elevou o custo dos combustíveis a patamares astronômicos, o que vai impactar mais ainda a economia de cabo a rabo, encarecendo o custo de vida.

Esses aumentos, somados ao prejuízo monstro que querem imputar aos trabalhadores, seja nos benefícios do sistema previdenciário, seja no seguro desemprego, seguro defeso, etc., precisa ser observado e repensado, sob pena de mergulharmos no caos, com paralisações e greves que só vão levar o país a uma estagnação ainda maior.

É preciso, ainda, enfrentar e estancar a corrupção. Não se pode admitir que essas denúncias cheguem à sociedade pela imprensa, sem que os órgãos de fiscalização do governo tenham se dado conta antes. O volume de desemprego causado pelo escândalo na Petrobras é inimaginável. São tantas fontes de emprego sendo eliminadas que parece que o que menos importa é a sobrevivência e dignidade do trabalhador.

Por que o governo conversa com tanta gente, mas não com as centrais sindicais? Por que essa ojeriza ao movimento sindical, de onde saiu, inclusive, o ex-presidente Lula? Não é eleger uma ou outra central, mas todas, na mesa, debatendo ponto a ponto.

Ou o governo se abre para discutir com os trabalhadores formas de incrementar a produção e fortalecer a indústria nacional, e dá demonstrações claras de combate à corrupção, ou iremos para as ruas, sim, lado a lado com a sociedade, de forma pacífica, mas contundente, dizer “Não!” ao inaceitável: a desvalorização da força do trabalho.

Presidente da Força Sindical RJ
Presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ
Diretor Financeiro do CNTM