Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Sitramonti-Ce

Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora de Montagem e Manutenção Industrial

Trata-se do reconhecimento devido à categoria profissional dos trabalhadores nas empresas de montagens industriais, manutenção e prestação de serviços de montagens nas áreas industriais e eletromecânicas em expansão de Usinas no Estado do Ceará. A constituição da categoria profissional dos trabalhadores de montagem e manutenção industrial ainda é recente, existindo poucos sindicatos laborais com carta sindical registrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, dentre os quais o SITRAMONTI-Ce (Sindicato dos Trabalhadores em Montagens Industriais em Geral no Estado do Ceará).

Os trabalhadores dessa categoria lutam todos os dias por melhores condições de trabalho e por um ambiente de trabalho salubre, posto que muitas vezes são submetidos a um ritmo intenso e exaustivo para conclusão de empreendimentos de grande porte. No Estado do Ceará, a categoria concentra-se no entorno do Complexo Industrial do Pecém, a Companhia Siderúrgica do Pecém, UTE Pecém, CHESF, eólicas, dentre outros empreendimentos de maior complexidade. Após a implantação dessas obras, são esses mesmos trabalhadores que prosseguem o desenvolvimento de suas atividades para a manutenção industrial e de serviços eletromecânicos, possibilitando o real funcionamento desses empreendimentos.

Dada a importância econômica dessa categoria profissional, propomos a regulamentação do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na área de montagem e manutenção industrial, instituindo a última sexta-feira do mês de Novembro como a data de celebração, tendo em vista que, no plano fático, esse período já é característico das comemorações dessa categoria profissional.,

Por Verussa Ribeiro