Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Desemprego ronda os trabalhadores

O “fantasma da demissão” tira o sono dos trabalhadores das mais diferentes categorias profissionais, a exemplo dos trabalhadores da construção do Rio de Janeiro, que atuam nas obras olímpicas. A Força Sindical manifesta toda a sua preocupação sobre o futuro dos cerca de 35 mil trabalhadores das obras das Olimpíadas e de mobilidade, como as da expansão do metrô e do aeroporto do Galeão.

Esta, sim, é uma verdadeira “pauta-bomba” para os trabalhadores – e para o País –, pelas incertezas que gera, afastando quaisquer perspectivas de que estes trabalhadores consigam novos empregos no curto prazo. A Força Sindical defende a qualificação destes trabalhadores para que possam ser inseridos no mercado de trabalho quando o País retomar seu crescimento econômico.

Preocupa, também, o fato de o governo elaborar projetos prejudiciais aos trabalhadores, como, por exemplo, o que vai ampliar o seu “Pacote de Maldades”, que contém novas regras para as aposentadorias por invalidez e para o auxílio-doença previdenciário e/ou acidentário, pagos pela Previdência Social.

Dizemos ampliar porque não nos esquecemos da Medida Provisória nº 664, editada pela presidente Dilma no final do ano passado e convertida na Lei nº 13.135, que alterou as regras da pensão por morte e do auxílio-doença, reduzindo, assim, direitos conquistados ao longo dos anos.

Miguel Torres
presidente da Força Sindical
presidente da CNTM