Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Descrença e Esperança – artigo do Magrão

“Infelizmente o Brasil entrou em um processo de recessão econômica e, pior, de caos político nas mais altas esferas de Poder do país.  Os mandatários de hoje em boa parte já estavam no governo anterior que, por sua vez, permanece na UTI buscando sobreviver para voltar ao Poder.

A cada dia que passa novos escândalos são divulgados pela justiça e pela imprensa o que, naturalmente, faz com que a confiança em toda classe política esteja estremecida ao ponto de não acreditarmos em mais nada.

Abatidos pelos mandos e desmandos dos Poderes constituídos, a classe trabalhadora e os setores produtivos patronais lutam diariamente para manterem seus postos de trabalho e a economia funcionando. Mas, de fato, vivemos uma crise sem precedentes na economia e de credibilidade política.

Percebe-se um cansaço em todos os setores sociais diante de tanta incerteza e de tanto desgoverno por tanto tempo que, dificilmente, sequer conseguimos enxergar qualquer melhoria a médio ou longo prazo. O que dizer no curto prazo em que as contas vencem, os empregos desaparecem e o endividamento cresce?

Diante da falta de horizontes, os Sindicatos têm buscado de todas as formas garantir postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores. Como sempre temos dado nossa contribuição com todo o empenho possível e, de uma maneira ou de outra, sabemos que os trabalhadores sempre são os maiores prejudicados em situações assim.

No entanto, não vamos admitir jamais em nos tornarmos apenas uma entidade que homologa rescisões de trabalho.  Estamos diariamente nas portas das fábricas e nas ruas procurando aliviar a classe trabalhadora da imposição desta crise que, insisto, não é nossa. Estarmos unidos é a única maneira de nos mantermos fortes e fazermos a diferença para garantirmos menos sofrimentos aos trabalhadores, além da manutenção de nossos direitos conquistados com muita luta. Esse é nosso papel e a função do Sindicato que, sobretudo, é o instrumento de luta e esperança para os trabalhadores”.

Cláudio Magrão
Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo