Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Departamento de Memória Sindical promove palestras no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

memo6

O Departamento de Memória Sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, coordenado pelo diretor José Francisco Campos, realizou nesta quinta, 17 de setembro, mais um encontro entre companheiros metalúrgicos com longa trajetória de lutas e a atual geração de diretores e assessores do Sindicato.

“Além da confraternização que este tipo encontro propicia, debatemos a atual conjuntura econômica e política no País, incluindo informações sobre as lutas do Sindicato em defesa dos direitos, e abrimos espaço para depoimentos dos participantes sobre a história do nosso movimento sindical”, diz Campos.

A primeira palestra foi com a advogada Maria Cristina Degaspare Patto, com os temas: Previdência Social, Fator Previdenciário, MPs do governo que dificultam o acesso a benefícios previdenciários e desaposentação (troca do benefício previdenciário por um outro mais vantajoso, isto é, a possibilidade de os aposentados que ainda estão na ativa, contribuindo com o INSS, aumentarem o valor recebido).

A segunda palestra foi com o consultor e conselheiro familiar José Carlos de Oliveira, especialista em políticas de apoio a dependentes químicos, que passou informações importantes sobre o problema das drogas na sociedade, incluindo os locais de trabalho, e afirmou que esta é uma luta de todos. José Carlos criticou a redução da maioridade penal, pois, para ele, o que é preciso resolver é o sistema carcerário.

O evento foi prestigiado pelos diretores, assessores e funcionários do Sindicato e contou também com a participação de Mohamad Said Mourad, da Associação dos Ex-vereadores de São Paulo, que afirmou: “A memória sindical é um legado para as próximas gerações”.

Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical, enviou aos presentes uma mensagem de apoio à iniciativa. “Lembrar a história das lutas dos trabalhadores e compartilhar experiências impulsiona o movimento sindical a seguir adiante. Os direitos garantidos hoje são resultado das lutas do passado e é responsabilidade dos trabalhadores de hoje defender estes direitos que são constantemente ameaçados”.

O Departamento de Memória Sindical também colaborou com cláusulas que serão apresentadas para aprovação da categoria metalúrgica na Assembleia da Campanha Salarial 2015 desta sexta, 18 de setembro, na sede do Sindicato.