Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Departamento de Memória Sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realiza reunião final de 2012

Fotos Paulo Segura

Em clima de confraternização, o Departamento de Memória Sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realizou o último encontro do ano com companheiros que muito contribuíram para o desenvolvimento da entidade que, presidida por Miguel Torres, completa 80 anos no próximo dia 27 de dezembro.

A reunião foi realizada no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato, na Liberdade, com participação de diretores, assessores e convidados, entres eles, Sérgio Paulo Ribeiro, assessor parlamentar de Carlos Ortiz, secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Roberto Anacleto, técnico do Dieese/CNTM, e Fortunato Silvestre, ex-presidente da ATMASP (Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de São Paulo), .

O encontro foi coordenado pelo diretor José Francisco Campos, responsável pelo Departamento. “Além de relembrarmos as lutas do passado, estamos aqui hoje para celebrar o presente, conversar sobre temas de interesse dos aposentados e idosos, como saúde e segurança, e fomentar o nosso projeto de resgate da história da categoria para as novas gerações de dirigentes sindicais e trabalhadores”, diz Campos.

“Criamos este departamento para colher depoimentos em vídeo dos companheiros com mais experiência e reunir fotos e publicações para um futuro acervo sindical para consulta pública e pesquisa sobre a história dos metalúrgicos de São Paulo”, diz Miguel Torres.

A companheira Maria Sallas, de 85 anos, foi um dos principais destaques da reunião, falando sobre a resistência democrática no País e a participação da classe trabalhadora contra a opressão. “Lutamos muito e é nossa tarefa transmitir esta consciência para os jovens. A juventude tem que continuar a luta para melhorar o Brasil”, afirma.

Por Val Gomes
imprensa@cntm.org.br