Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Cuidar bem dos idosos – artigo do Pereira de Guarulhos

Semana passada, falei sobre trabalho infantil e necessidade do Estado e da sociedade cuidarem melhor de nossas crianças, ajudando também a combater a exploração de que são vítimas.

Mudo o foco para tratar de outro assunto não menos importante, que é o cuidado com os idosos. No Brasil, em razão da curva da longevidade ser menor que nos países desenvolvidos, considera-se idosa pessoa acima dos 60 anos.

O IBGE mostra que há cerca de 30 milhões de idosos, ou seja, mais de 11% da população. Projeções indicam que o número aumentará rapidamente, chegando a 39% de brasileiros em poucas décadas.

Estamos preparados para bem atender os idosos de hoje? De jeito nenhum. E da população idosa que crescerá rapidamente? Menos ainda. A sociedade não está preparada e o Estado faz pouco para a Terceira Idade.

Saúdo o sindicalismo, que teve essa percepção antes que os governantes. Uma das iniciativas foi formar Sindicatos de aposentados. A entidade criada pela Força Sindical completou 16 anos, com um saldo real de conquistas. Talvez a mais importante tenha sido o resgate da autoestima, estimulando o idoso a ser agente ativo na vida nacional.

Mas são iniciativas restritas. É preciso ampliar o raio de ação, pôr em prática o Estatuto do Idoso (criado pelo senador Paulo Paim) e valorizar a Terceira Idade, com políticas públicas amplas e duradouras.

Muitas pessoas convivem com parentes em idade avançada, que precisam de cuidados especiais, remédios, atendimento médico, assistência psicológica e outros recursos, para que tenham vida plena e digna.

A meu ver, uma providência efetiva seria incluir no Programa da Saúde da Família cuidados com os mais velhos e garantir a assistência profissional por cuidador de idoso. Aliás, pela lei, cuidador é empregado doméstico. Penso que seria hora de propiciar formação e reconhecer a profissão, assegurando direitos.

Enquanto essa lei não vem, é adotar providências locais. As eleições se aproximam e o debate vai crescer. Importante discutir obras e investimentos. Não menos importante será incluir temas de dimensão humana, ligados diretamente à vida das famílias e das pessoas.

Mal ou bem, sabemos cuidar de crianças. Mas a sociedade ainda não sabe cuidar, com zelo, dos nossos idosos. O Brasil está atrasado nessa matéria. Precisamos recuperar o tempo perdido.

Meu Futuro – Pela sétima vez, o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro ganha o “Selo Ambiental” da Câmara Municipal. Saúdo os gestores do Instituto, do qual tenho o orgulho de ser um dos fundadores.

José Pereira dos Santos, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.
Face: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com.br/