Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Crise econômica faz Caterpillar aderir PPE

Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, com os trabalhadores da Caterpillar, em votação foi aprovada o PPE (Programa de Proteção ao Emprego).

Os trabalhadores terão redução de 30% na jornada e nos salários, sendo que 15% será pago pelo Governo. A redução não atingirá férias, 13◦, PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), e os funcionários terão uma estabilidade de 8 meses.

Após o período que existia de estabilidade profissional nos meses de maio, junho e julho, devido ao acordo que o Sindicato mantinha com a empresa, ao longo de várias semanas foram realizadas intensas rodadas de negociações, que buscavam medidas de manutenção de emprego ao trabalhador, pois a grande preocupação da entidade sindical estava relacionada ao número expressivo de demissões que poderiam ocorrer, em torno de 700 trabalhadores.

Segundo José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “em nenhum momento deixamos de buscar alternativas, o PPE é favorável desde que ele seja para assegurar os empregos dos trabalhadores”, comentou.

A medida atingira 98% dos trabalhadores dos setores da produção. O protocolo do documento será feito em Brasília.

De acordo com Wagner da Silveira, Juca, secretário- geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “mais uma vez devido à crise, os trabalhadores estão pagando o preço”, destacou.

MANTENHA-SE INFORMADO  Acompanhe todas as ações da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba pelo site: www.metalurgicospiracicaba.com.br