Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Crescimento consciente e sustentável

Piracicaba já é o sexto PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo. Há mais de uma década que o setor sucro-alcooleiro, cheio de altos e baixos resultantes de uma falta de Política definida do Governo Federal para a questão energética do país, deixou de ser nosso foco de crescimento.

A importância do setor sucro-alcooleiro em nossa região é incontestável, mas o interessante é percebermos que, rapidamente, Piracicaba conseguiu diversificar fortemente seu pátio industrial, capacidade comercial e de serviços.

Seja pela boa situação econômica que o país vem passando no cenário mundial, seja por políticas municipais de crescimento acertadas, o fato é que nossa cidade e região vem apresentando índices econômicos e sociais positivos ano após ano e, claro, não podemos permitir que isso se retraia.

Neste quadro é evidente que a questão do Trabalho também tem sido diretamente atingida. Em muitos setores, Piracicaba possui hoje uma situação de Pleno Emprego e isso tem de ser visto como algo bastante satisfatório. No entanto, aqui é que devemos nos atentar para algo que realmente importa: como é realizado esse trabalho que emprega as pessoas?

Já há algum tempo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), órgão das Nações Unidas que cuida especificamente das relações de trabalho à nível mundial, uma Campanha Internacional pelo Trabalho Decente que prioriza a seguinte agenda: Geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e tratamento; Erradicação do Trabalho Escravo e eliminação do Trabalho Infantil e o Fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social, ou seja, o permanente debate entre governos, empresários e trabalhadores.

Portanto, mais do que buscarmos a criação de postos de trabalho, é preciso

que possamos garantir a qualidade e a decência aos trabalhadores no exercício de suas funções. É preciso que as condições de trabalho, que envolvem desde a questão salarial até a preservação da saúde de nossos cidadãos sejam consideradas em quaisquer índices de “crescimento”.

Buscar uma constante melhoria de vida para os trabalhadores através de aumentos salariais dignos, locais de trabalho limpos e seguros, educação pública e saúde de qualidade, moradia ,transportes que funcionem e uma preocupação constante das partes envolvidas neste processo em torno do trabalho decente para todos é a única garantia que termos para manter nossa cidade no rumo do crescimento social paralelo ao crescimento econômico de forma sustentável e permanente.

Essa deve ser a consciência de todos os setores sociais envolvidos na condução de nosso município. Essa deve ser a luta permanente de nossos dirigentes políticos, empresariais e dos sindicatos representantes dos trabalhadores: a riqueza de nossa cidade deve ser distribuída entre todos e assim todos sairão ganhando.

Manutenção e crescimento do Trabalho e do Emprego sim, mas que esse seja de forma decente para todos.

Por José Luiz Ribeiro
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba