Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Empresas

CNTM e Força Sindical apoiam metalúrgicos da Nissan, dos EUA

Paulo Segura

Bob King, Miguel Torres e Danny Glover

Dirigentes do UAW – United Auto Workers (sindicato metalúrgico internacional do setor automobilístico dos Estados Unidos), da Força Sindical e o ator Danny Glover, reuniram-se nesta segunda-feira, 1 de julho, na sede da central em São Paulo, para discutir os direitos dos trabalhadores e as estratégias de luta contra as práticas antissindicais na fábrica da Nissan do Mississippi.

Para Glover, um ativista pelos direitos civis, o encontro foi expressivo para a luta que tem dado muitas lições. “Uma delas é que o capitalismo continua despejando o custo de suas crises nos ombros dos trabalhadores”. Ele também declarou apoio ao 11  de Julho – Dia Nacional de Luta em defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores. “Quando nos manifestamos pelo desenvolvimento da democracia, nós também estamos defendendo a igualdade e os direitos dos trabalhadores”.

O presidente da UAW, Bob King, disse que a solidariedade internacional é fundamental para garantir os direitos dos trabalhadores. “Além de lutarmos pelo direito de sindicalização, nossa campanha visa acabar com as péssimas condições de trabalho na Nissan nos Estados Unidos”. Ele também apoia o nosso Dia Nacional de Luta: “É uma ação exemplar por justiça econômica e defesa da democracia”.

Os trabalhadores da Nissan, presentes à reunião, deram depoimentos sobre a realidade do chão de fábrica e a pressão que sofrem para não participarem de ações sindicais. Mock Morris disse que representantes da Nissan ameaçam os trabalhadores dizendo que podem sair da cidade caso haja sindicalização. Carl Patton completou que o medo de participar da luta está sendo substituído pela confiança, graças à solidariedade obtida no Brasil e em outros países.

Miguel Torres, presidente da CNTM e vice-presidente da Força Sindical, explicou os avanços obtidos pelo movimento sindical brasileiro  em defesa dos direitos da classe trabalhadora e disse estar totalmente à disposição para lutar pela sindicalização na Nissan. “A luta dos trabalhadores norte-americanos tem a nossa total solidariedade, pois quando o sistema persegue trabalhadores numa região o ataque é contra toda a classe trabalhadora mundial. Este momento delicado que os trabalhadores da Nissan enfrentam só será derrotado com unidade de ação entre os trabalhadores de todo mundo”.

Miguel Torres parabenizou o ator e ativista Danny Glover, que atua com muita dedicação em defesa dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo. “Quanto mais pessoas engajadas neste movimento, mais fortalecido estará o movimento sindical”.

Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal, ressaltou que a luta contra as ações dos empresários da Nissan deve ser intensificada em todo o mundo. “É importante estarmos juntos nessa luta para que a força do movimento sindical internacional seja reconhecida”. 

Pela CNTM, também estiveram presentes ao ato de solidariedade o diretor Carlos Albino e Maria Rosângela Lopes, da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais.