Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CNTM e Força Sindical apoiam a plataforma www.demokratos.com.br

www.demokratos.com.br/

“O sindicalismo precisava de uma plataforma digital que propiciasse, de fato, a modernização e a agilidade do diálogo com seus representados. Esta é a proposta do Demokratos, a propósito do qual tivemos a satisfação de ser um de seus principais incentivadores e apoiadores. Apostamos no Projeto. E, agora, constatamos seu resultado exitoso.

A pandemia causada pelo COVID-19 demonstrou que somos capazes de dialogar com a categoria nas situações mais desafiadoras. A experiência vivenciada no primeiro semestre de 2020 evidenciou isso e abriu a mente dos sindicalistas, permitindo a familiaridade necessária com várias ferramentas digitais. Ao mesmo tempo, tirou o medo de se utilizarem os mecanismos que a tecnologia oferece para a realização de assembleias, eleições, enquetes, plebiscitos e referendos, formas que asseguram maior legitimidade às diretorias.

Antigas práticas, como eleições por cédulas e urnas físicas, estão com seus dias contados. Hoje o sindicalismo está apto a compreender e a aceitar tais mudanças. A comunicação com os representados também deve se modernizar, para o bem da representatividade e do teste de legitimidade.

Sendo assim, valeu à pena apoiar o Projeto Demokratos, uma ferramenta pensada no sindicalismo, na sua liberdade e na sua autonomia”.

Miguel Torres é presidente da Força Sindical, da CNTM-Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes