Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

China eleva taxa de importação para veículos americanos

Folha SP

Governo chinês diz que medida é resposta à política de subsídios e ´dumping´ dos EUA

DE SÃO PAULO

A China anunciou ontem que vai aumentar a taxa para carros importados dos EUA. As alíquotas subirão dos atuais 2% para 21,5%.

Em comunicado, o ministro do comércio chinês disse que a decisão é uma resposta aos danos à indústria automobilística de seu país provocados pela política americana de subsídios (custeio de parte da produção) e de ´dumping´ (preços menores para prejudicar a concorrência).

Além de afetar os veículos das americanas GM, Ford e Chyrsler, a ação também atinge os carros montados em território americano pelas alemãs BMW e Mercedes-Benz e pela japonesa Honda.

A China se tornou em 2009 o maior mercado de veículos, superando os EUA. As vendas aos chineses respondem por boa parte da receita de BMW e Mercedes.

A ação é mais um episódio da disputa comercial entre os dois países. Um acusa o outro de manter a indústria doméstica com subsídios e medidas protecionistas ilegais.

Na semana passada, o governo dos EUA anunciou que levaria o embargo chinês à importação de aves à OMC. A justificativa era que Pequim não seguiu as regras de comércio mundiais. Washington já havia recorrido à OMC por conta do bloqueio chinês ao ferro americano.

O embargo chinês a produtos americanos começou em 2009, quando os EUA bloquearam a entrada de pneus. A China levou o caso à OMC, mas perdeu.