Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Siderúrgico

CENTRAIS PREPARAM ATOS CONTRA A TAXAÇÃO DO AÇO IMPOSTA PELOS ESTADOS UNIDOS

ilustração de Val Gomes

Diante do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar a importação de aço e de alumínio para proteger os produtores americanos, as centrais sindicais brasileiras preparam atos e manifestações em repúdio à medida.

O anúncio da medida causa enorme preocupação de que, se a taxação for confirmada, as exportações brasileiras de aço e alumínio serão afetadas, com diminuição da produção e, consequentemente, dos empregos. A intenção das centrais sindicais brasileiras é preservar milhares de empregos que poderão ser perdidos na cadeia produtiva do setor e a cota de exportação.

É importante também o governo brasileiro buscar negociação com o governo americano e acionar a OMC (Organização Mundial do Comércio), para diminuir os impactos da adoção da tarifa imposta pelos Estados Unidos.

Nota assinada por: Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força), presidente da Força Sindical; Vagner Freitas, presidente da CUT; Ricardo Patah, presidente da UGT; Adilson Araújo, presidente da CTB; José Calixto, presidente da NCST; Antonio Neto, presidente da CSB; Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT; Miguel Torres, presidente da CNTM/Força Sindical