Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Mococa/SP

Campanha Salarial 2020: Hora de ressurgirmos das cinzas!

Teve início no último dia 24 de agosto a Campanha Salarial 2020 para os cerca de 800 mil metalúrgicos do Estado de SP com data-base em 1° de novembro, em busca da renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho e de um reajuste salarial digno para a categoria.

O início da Campanha foi marcado por uma assembleia virtual, a partir da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP, com todos os 54 sindicatos filiados: entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e região.

Todos aprovaram atuar unidos, como tem sido nos últimos anos, fortalecendo os dirigentes que estarão à frente das negociações com os grupos patronais, na capital paulista, e garantir o melhor para a categoria.

“O calendário aprovado abrange assembleias com a categoria pelos sindicatos em todo o Estado de SP, para a aprovação coletiva das reivindicações, entrega da pauta aos grupos patronais e definição das estratégias de lutas e mobilizações dos trabalhadores”, diz Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP.

Chico do Sindicato explica que as dificuldades existirão principalmente em razão da pandemia da Covid-19, que trouxe consigo a estagnação da produção numa época em que temos no País o pior crescimento econômico dos últimos anos.

“Mas nem tudo está perdido. Temos sim segmentos do setor metal-mecânico indo muito bem, produzindo e vendendo. Iremos usar isto como parâmetro em nossas lutas, sem esquecer que o capital é selvagem por natureza e que tem muito empresário por aí parceiro do governo federal de direita, que tenta de todas as formas nos enfraquecer e destruir”, diz Chico.

Para ele, porém, a história tem mostrado sempre que são nos períodos mais difíceis que ressurgimos das cinzas, como o pássaro fênix.

“É este o exemplo que nós, dirigentes metalúrgicos, juntamente com a nossa categoria mobilizada, iremos dar para a sociedade: o movimento sindical atuante e representativo ainda vive”, finaliza Chico do Sindicato.

Fonte: www.sindmoc.org.br