Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Brasil Metalúrgico

Brasil Metalúrgico reforça defesa da unidade em reunião no Sul do País

Dirigentes da categoria durante reunião em Caxias do Sul, sexta, dia 18

O movimento Brasil Metalúrgico se reuniu sexta (18) na cidade gaúcha de Caxias do Sul. O encontro, na sede do Sindicato da categoria do município, contou com a presença de dirigentes de várias regiões do Brasil e teve suporte técnico do Dieese.

João Cayres, secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, disse à Agência Sindical que o encontro teve saldo muito positivo. “Avaliamos as campanhas salariais. Vamos continuar realizando ações conjuntas, visando manter as Convenções Coletivas. Sabemos que as dificuldades serão ainda maiores este ano, mas a estratégia de unidade funcionou em 2017 e acreditamos que funcione este ano”, comenta.

O presidente do Sindicato de São Paulo e da Confederação da categoria (CNTM/Força Sindical), Miguel Torres, destaca que a ideia é fortalecer a categoria cada vez mais. “Com certeza, esse ano o que se vislumbra é uma luta muito maior. Nós estamos vendo a classe empresarial se organizando para derrubar as Convenções. Nessa realidade que vivemos hoje, sem a ultratividade, é mais um crime contra os trabalhadores”, afirma.

Miguel falou também sobre as eleições de outubro. “Temos que saber escolher bem os nossos representantes nos governos estaduais e federal. Mas também tem os candidatos a deputado. Ou nós acertamos ou vamos acabar com o pouco que temos”, ressalta.

Paim – O encontro teve a presença do deputado federal Pepe Vargas e do senador Paulo Paim, ambos do PT gaúcho. O senador falou sobre projetos que apresentou contra as reformas trabalhista e da Previdência, além do Estatuto do Trabalho – que está sendo apresentado como alternativa à reforma trabalhista.

Pepe Vargas elogiou a iniciativa do movimento. “Se não fosse a greve do dia 28 de abril (de 2017), a reforma da Previdência teria sido votada. Esse é um exemplo da importância da unidade. O povo nas ruas barrou mais esse retrocesso”, disse.

Agenda – O encontro aprovou documento de apoio aos trabalhadores da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo e da construção civil de São Paulo, que estão em greve e reivindicam reajuste salarial e outros direitos. Além disso, os sindicalistas condenaram as privatizações pelo governo Temer, como da Petrobras, Eletrobras, Embraer e Imbel.

O Brasil Metalúrgico é uma ação unificada de Sindicatos, Federações e Confederações da categoria de todo o País, que tem apoio das Centrais.

Fonte: Agência Sindical