Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Bosch atende reivindicações dos trabalhadores

Demissões na Bosch: Empresa recua e assina protocolo de entendimento com SMC que atende reivindicação dos trabalhadores


Bom senso veio após mobilização demonstrada pelos metalúrgicos nas assembleias realizadas na ultima sexta-feira (17)

Após mobilização dos metalúrgicos da Bosch nas assembleias lideradas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), no ultimo dia 17, a empresa concordou hoje (20) de manhã, em assinar com a entidade sindical um protocolo de entendimento para a demissão de aproximadamente 400 trabalhadores. No documento que marca o bom senso entre as duas partes consta o mesmo procedimento aplicado em 2009, quando foram demitidos 826 trabalhadores. O acordo prevê adicional de: 2 salários-nominais para quem tem até 15 anos de empresa, 2,5 salários-nominais para quem tem de 15 a 20 anos de empresa e 3 salários nominais para aqueles que tem mais de 20 anos de casa. “É o mínimo que a empresa pode fazer por estes trabalhadores que prestaram por muitos anos um serviço de qualidade e ajudaram a Bosch a crescer e se destacar no mercado de sistemas a diesel”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Na semana passada a empresa apresentou uma proposta que foi logo reprovada por unanimidade pelos trabalhadores. Ela consistia em: 1 salário nominal para trabalhadores com 1 à 10 anos, 2 salários para 10 à 20 anos e 10% do salário por ano trabalhado para que tem mais de 20 anos de casa.

Entre as justificativas da unidade paranaense para demitir estão: crise na Europa, adaptação ao novo Euro 5  e retração no mercado de motores a diesel no país. Desde janeiro deste ano até agora a Bosch já realizou mais de 500 demissões, considerando apenas os desligamentos via Sindicato. 

A unidade da Bosch situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) produz bombas injetoras para sistemas a diesel e emprega cerca de 3,6 mil trabalhadores. A empresa possui mais três plantas no Brasil: duas em Campinas (SP) e uma em Aratu (BA). As unidades instaladas no país fabricam produtos para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais, além de prestar serviços automotivos para montadoras.

www.simec.com.br