Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

BLOGS
Consultor Sindical

Consultor Sindical

João Guilherme Vargas Netto Consultor Sindical

Consultor Sindical

Reunião de amigos

João Guilherme V. Netto, consultor de entidades sindicais de trabalhadores

Quando se aproxima a época das festas de fim de ano os amigos se encontram. Foi isto que a iniciativa de João Franzin fez acontecer.

Dando prosseguimento à intenção nobre de agregar os amigos ele garantiu, pela segunda vez, uma reunião amistosa e produtiva de vários dirigentes sindicais, assessores, ativistas e pessoas interessadas (homens e mulheres) no êxito das lutas dos trabalhadores e de suas entidades. Nesta vez o local acolhedor – o Hotel Escola Leques Brasil – contribuiu para o sucesso da reunião que durou todo um fim de tarde agradável.

A pedido do organizador houve duas intervenções de abertura, do Toninho do DIAP e do Clemente do DIEESE.

Ambos respeitados e ouvidos pelo movimento sindical expuseram cada um em sua “especialidade”, o quadro em que se desenvolverão as imediatas e futuras atividades sindicais.

Toninho traçou um quadro das iniciativas até agora anunciadas pelo novo governo e expôs o que se pode esperar do novo Congresso Nacional eleito, com diversidade partidária aumentada, um grande contingente de parlamentares novatos e inexperientes no dia a dia do Congresso e os esforços para dificultar ainda mais a vida regimental da oposição.

Clemente analisou o quadro econômico destacando as possibilidades de uma eventual retomada do crescimento, os efeitos imediatos das privatizações, da sanha deformista do governo e dos recursos a políticas sociais compensatórias em uma economia mundial que se encaminha para novas dificuldades.

Ambos alertaram para a necessidade premente da unidade de ação e para o perigo de iniciativas palavrosas e intempestivas, dando peso às atividades normais das campanhas salariais das grandes entidades.

A rodada de intervenções dos dirigentes, ativistas e assessores confirmou as preocupações dos expositores e reforçou a necessidade do empenho unitário e da cautela para agir num quadro de mudanças profundas ainda não totalmente avaliadas.

A opinião unânime dos amigos que se reuniram foi a do sucesso da reunião que, além de reforçar os laços de amizade, ajudou a esclarecer a importância para as entidades de continuarem existindo, resistindo e garantindo a unidade de ação.

João Guilherme V. Netto
consultor de entidades sindicais de trabalhadores

João Guilherme Vargas NettoConsultor Sindical

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS