Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

BLOGS
Diretoria

Diretoria

Mônica Veloso vice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e presidente do Comitê de Mulheres da IndustriAll Global Union

Diretoria

Por um diálogo claro e transparente

Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)

“Todos que acompanham minhas opiniões sabem o quanto estou comprometida com valores e princípios que defendem os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Boa parte da minha vida foi e continua dedicada a buscar uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Encontrei no caminho da organização da classe trabalhadora, os instrumentos para dar minha contribuição para esta luta… e já se vão 30 anos nesta missão. A jornada é árdua. O sistema político tende a privilegiar e manter uma pequena parcela de nossa nação no poder.

Por isso é preciso reforçar que nós, trabalhadores e trabalhadoras, precisamos participar e ocupar, de forma transparente, todos os espaços democráticos e públicos que pudermos. Sempre contemplando a diversidade e pluralidade de pensamentos e posições politicas, com respeito às opiniões de nossos pares, companheiros de jornada, família e amigos.

Cada grupo social e político tem seus propósitos, suas “verdades” e sua visão sobre como deve ser o Brasil. Mas sinto que nosso País está carente de um diálogo claro e transparente. Estamos arredios à discussão e, ao mesmo tempo, somos, o tempo todo, bombardeados por informações que muitas vezes só interessam a determinados segmentos. Muitas vezes somos privados da verdade dos fatos e, consequentemente, da oportunidade de formular nossas posições.

Bem, como já disse, eu também tenho meu lado e minhas opiniões. E, de forma respeitosa e produtiva, vou utilizar meus instrumentos de comunicação para compartilhar minhas ideias, sem manipulação e sempre aberta ao debate.

As eleições deste ano são mais que importantes, no meu entendimento. Elas determinarão o modelo de nação a que estaremos submetidos nos próximos quatro anos. Amigos e amigas, faço um alerta: esse debate pertence a todos nós! Nós que sabemos o quanto poder público afeta nosso cotidiano, como cidadãos e cidadãs, como empresários, empreendedores, trabalhadores e trabalhadoras formais ou informais, como jovens, idosos, crianças, mulheres e homens! O que está em jogo dessas eleições são a nossa educação, nossa saúde e segurança pública, nosso emprego e nossa seguridade social, e tantas outras questões que acredito serem fundamentais para nos colocar de volta na rota de um país com desenvolvimento e qualidade de vida.

Pensar nesta responsabilidade me convenceu ser importante compartilhar este pensamento com todos e todas que me acompanham.

Espero que tenhamos uma eleição limpa e que possamos escolher com a convicção de que estamos fazendo o melhor para o Brasil! Afinal o maior instrumento democrático que possuímos é votar com consciência crítica e dar as condições para que esta representação seja tão ampla quanto o povo necessita.

Propostas claras e coerentes, um Projeto de Desenvolvimento Econômico e Social que respeite nossa inteligência, que seja factível, realista, e não parte de propaganda e frases de efeito, papel bonito, e práticas dúbias.

Precisamos de governo e governança! Precisamos de credibilidade e transparência! Precisamos de competência e coragem!

De resto, acredito na força do nosso povo para mover nosso País para um caminho de liberdade, respeito mútuo e de crescimento com igualdade.

Mônica Veloso, vice presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM)

Mônica Velosovice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e presidente do Comitê de Mulheres da IndustriAll Global Union

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS