Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Centro de Memória Sindical

Ato sindical de apoio à Comissão Nacional da Verdade

Jaélcio Santana

Participantes lotam auditório do Sindicato Nacional dos Aposentados

Foi expressivo o Ato Sindical Unitário de apoio ao Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade que debate o tema “Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical”.  

O ato foi realizado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Sindicato Nacional dos Aposentados, na Rua do Carmo, cenário de grandes assembleias e mobilizações dos metalúrgicos de São Paulo na luta pela redemocratização do País e por melhores salários e condições dignas de trabalho.

“Este ato é histórico, pois a verdade e a memória da classe trabalhadora deve ser reconstruída para que o Brasil nunca mais tenha ditadura e repressão”, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, da CNTM/Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e vice-presidente da Força Sindical.

O ato contou com representantes de dez centrais sindicais, exibiu vídeos com representantes de categorias de trabalhadores que tiveram expressiva participação na luta contra a ditadura e relembrou a ação sindical unitária na Greve Geral de 1983, que completou 30 anos no dia 21 de julho.

A Greve Geral de 1983 levou, em plena ditadura militar, três milhões de trabalhadores às ruas, contou com a adesão de 35 entidades sindicais e de associações de funcionários públicos e com apoio de estudantes, partidos de esquerda, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Imprensa, entre outros.

Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, é fundamental que cada entidade sindical busque o seu papel histórico e que o trabalho que está sendo desenvolvido seja um instrumento de justiça para aqueles companheiros e companheiras que foram prejudicados pela repressão.

Jaélcio Santana


“Importante no passado, contra a ditadura, a unidade de ação sindical continua sendo necessária nos dias atuais por uma política econômica que traga desenvolvimento, com distribuição de renda, inclusão social e mais direitos para os trabalhadores”, disse Juruna, destacando os atos do 11 de Julho – Dia Nacional de Luta e os do próximo 30 de Agosto – Dia Nacional de Paralisações.

Comissão Nacional da Verdade – busca apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988 por agentes do estado. Conheça o site oficial: www.cnv.gov.br


Por
Val Gomes
Assessoria de Comunicação CNTM
com informações da Imprensa Força Sindical e do Centro de Memória Sindical

Outras matérias:
site da Comissão Nacional da Verdade

site da Força Sindical