Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Assembleia do SindJustiça Ceará e lançamento do Videorreportagem “Justiça para quem?”

Videorreportagem do SindJustiça é lançada para denunciar desmonte da justiça cearense

Reportagem foi gravada em Barroquinha e mostra estado de degradação do prédio da Comarca, além de depoimentos da população sobre dificuldades de acesso à justiça

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) lança, na sua sede, nesta sexta-feira (29/11), a partir das 10h, a primeira parte da videorreportagem “Justiça Para Quem? ”, que denuncia a dificuldade de acesso à justiça em diversos municípios do Estado do Ceará como consequência da Lei Estadual Nº 16397/2017.

A primeira parte do documentário foi gravada no município de Barroquinha e colheu depoimentos de moradores, de advogado local, do Procurador do Município, Rildo Veras e do Prefeito Professor Ademar (PTB). Por conta da lei, a comarca local foi vinculada a do município de Chaval.

O material será lançando no momento em que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) uma nova proposta de reforma que pode vincular Comarcas de outros munícipios, prejudicando ainda mais o acesso à justiça no Ceará.

A intenção do sindicato é fornecer à imprensa cearense elementos para a elaboração de reportagens e matérias que denunciem o desmonte que está ocorrendo, dando, dessa forma, voz a população de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso de Barroquinha.

O Deputado Estadual Renato Roseno (Psol/Ce) foi convidado para assistir o lançamento e o SindJustiça pretende levar a denúncia a mais deputados nas próximas semanas.

A segunda parte da reportagem já está em produção e deve cobrir municípios no outro extremo do estado.
Na mesma ocasião do lançamento, os servidores do sistema judiciário também vão discutir um estudo técnico do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) que propõe a extinção de 88 do total de 134 cargos vagos no Poder Judiciário cearense e a campanha salarial 2020.

Serviço:
Assembleia do SindJustiça Ceará e lançamento do Videorreportagem “Justiça para quem?”
Data: Sexta-feira, 29 de novembro
Hora: a partir 10h
Local: Sede do SindJustiça Ceará, Rua Francisco Segundo da Costa, 97, no Bairro Edson Queiroz
Contatos:
Esdras Gomes (jornalista) – 85 98867-4541
Renato Freire (jornalista) – 85 98762-0150
Roberto Eudes (coordenador geral do Sindjustiça) – 85 99981-4345
Bruna de Carvalho (Coordenadora de comunicação) – 85 99952-3223