Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Artigos de Jorginho e Miguel Torres analisam eleição de domingo


Hora do voto
Por Jorginho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco

Domingo, 7, ao contrário do que muitos dizem, é dia de tomar uma importante decisão: escolher quem vai comandar o Orçamento da cidade, quem vai definir as melhorias para a rua, a escola, o posto de saúde. Vereadores e Prefeitos são peças chaves no nosso cotidiano. São as decisões deles que mais diretamente impactam no modo como nossas crianças são educadas ou como somos atendidos no pronto socorro. Não dá para escolher qualquer candidato.

Então, quem ainda não fez isso, até domingo, tem uma tarefa: pesquisar o passado do candidato ou candidata no qual deseja votar para vereador e para Prefeito de sua cidade. Este passado se relaciona com as lutas dos trabalhadores? É uma pergunta básica, para nós. No caso daqueles que buscam reeleição, é preciso avaliar: Quais foram os projetos ou ações de sua autoria voltadas para melhorar a qualidade de vida e o acesso a direitos nos bairros? A sua família tem mais acesso à Saúde? O transporte melhorou? E a Educação e Cultura? E o emprego?

Também precisa analisar se o candidato é ficha limpa. Isso é fundamental para garantir que a política municipal e brasileira será renovada.

Então, são muitas análises e responsabilidades até domingo. Não deixe de cumprir com elas e de realizar o compromisso pelo qual tantos brasileiros lutaram para que hoje pudéssemos exercer: votar, escolher democraticamente nossos representantes.


Dois importantes compromissos
Por Miguel Torres, presidente da CNTM/Força Sindical

Há nas assembleias em porta de fábrica uma grande motivação da categoria nesta Campanha Salarial 2012. Os metalúrgicos sabem que são fundamentais para a produção industrial e para o desenvolvimento de nossas cidades, estado e País. Merecem portanto ter ganho real em seus salários e benefícios mais amplos.

O cenário econômico é favorável à luta: o Brasil com perspectiva de crescimento, o aumento real do salário mínimo, o emprego, os juros menores, a ampliação no crédito, o IPI reduzido, a desoneração da folha e os investimentos em infraestrutura aquecem a economia. Vale lembrar que 97% dos reajustes salariais negociados, de janeiro a junho, ficaram acima da inflação. Não há, então, motivo para os patrões recusarem dar um forte aumento real.

Neste domingo, 7 de outubro, vamos às urnas eleger prefeito e vereadores. Temos o direito e o dever de participar do processo eleitoral, pesquisando o histórico dos candidatos e elegendo quem sempre esteve do lado dos interesses dos trabalhadores, próximo de nossas lutas e conquistas, com disposição para buscar políticas públicas que garantam melhorias urbanas nos bairros onde mora a classe trabalhadora. Votar é um exercício de cidadania, em busca de soluções coletivas. Escolha certo agora para não se arrepender depois! Vote com consciência!

Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar o jornal Visão Trabalhista, do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.