Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Após audiência no MPT, Albras se compromete a não fazer mais demissões

A metalúrgica Albras, em Embu das Artes, se comprometeu a não realizar demissões durante à pandemia do novo coronavírus. A decisão foi firmada em audiência de conciliação realizada no MPT (Ministério Público do Trabalho), em Barueri, nesta segunda-feira, 11. A decisão é resultado de mediação solicitada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

O acordo prevê a manutenção dos postos de trabalho de pelo menos 300 trabalhadores e a empresa se compromete a não promover dispensa coletiva desse grupo até o fim da pandemia.

A empresa assumiu o compromisso também se reunir com o sindicato para negociar as possíveis soluções de preservação dos empregados e comunicar a entidade sobre a necessidade de efetuar novos desligamentos. Se ocorrer novas demissões, as verbas rescisórias deverão ser pagas de forma integral, sem parcelamentos.

Durante a audiência, ficou acordado também que a Albrás deverá encaminhar informações sobre as 122 demissões já feitas. Tais como: verbas rescisórias, multa de 40% do FGTS e forma de pagamento. Com base na análise destes documentos, o Sindicato terá condições de verificar se os direitos dos ex-trabalhadores estão sendo respeitados.

A análise dos documentos será o principal tema da próxima audiência no MPT que acontecerá na próxima semana.