Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

DIEESE

Almanaque Dieese – 50 anos fazendo história – 2007

O projeto se desenvolveu durante oito meses conta parte da história do DIEESE, que, mais do que um departamento que completa 50 anos de vida, constitui-se em referência sobre a história do sindicalismo brasileiro, com reconhecimento internacional. Esta publicação é apenas um dos produtos possíveis desse projeto.

Na sua fase inicial, foram realizadas pesquisas em fontes primárias e secundárias da própria instituição, associadas a um levantamento de fontes bibliográficas e iconográficas. Como resultado, identificamos pessoas que poderiam, por sua participação atual ou passada, contar a trajetória do DIEESE por meio dos três eixos temáticos de sua atuação: educação, pesquisa e assessoria. O critério de escolha dos depoentes desse projeto foi eminentemente técnico: narrativas de diferentes momentos, contemplando-se as especificidades de atuação do órgão.

Na segunda fase, foram realizados 60 depoimentos entre temáticos, referentes a assuntos específicos do DIEESE, e histórias de vida, relatos que evidenciam a trajetória e a atuação das pessoas. Como resultado, obtivemos mais de 120 horas de gravações, em mídia digital, um rico material de pesquisa para evidenciar os mais diversos momentos vividos pelo DIEESE.

Para baixar o pdf do livro clique aqui.

Para ler o livro clique aqui.