Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Agentes da ditadura são denunciados por morte de Manoel Fiel Filho

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou sete ex-agentes da ditadura militar pela tortura e morte do metalúrgico Manoel Fiel Filho, em 17 de janeiro de 1976, nas dependências do DOI-CODI em São Paulo. Segundo o Ministério, por tratar-se de ‘crime contra a humanidade’, não cabe anistia ou prescrição.

Os denunciados devem responder por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, emprego de tortura e impossibilidade de defesa da vítima) e falsidade ideológica, e, em caso de condenação, também poderão perder cargo público, cancelamento de eventual aposentadoria ou qualquer provento de reforma remunerada de que disponham, assim como a perda de eventuais medalhas e condecorações recebidas.

Clique aqui para acessar na íntegra a denúncia (fonte: O Estado de S.Paulo)

No 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, realizado em junho de 2009, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, por iniciativa do presidente Miguel Torres, instituiu o 17 de Janeiro “Dia do Delegado Sindical Metalúrgico” em homenagem a Manoel Fiel Filho, que, vale destacar, era sócio do Sindicato.