Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Abimaq pede que Lula intervenha no setor de produção de aço

Reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, pediu que o governo intervenha no setor de produção de aço, que, de acordo com Aubert, tem atrapalhado o desenvolvimento da indústria de bens de capital.
O presidente da entidade disse que o preço da matéria-prima está 30% a 40% mais caro que na Europa. Lula, ainda de acordo com Aubert, disse que irá convocar uma reunião com os produtores de aço para saber o que está acontecendo. A audiência acontecerá no final do mês, em data ainda a ser definida.

“O aumento do preço do aço se dá porque há poucas empresas que fabricam o produto”, criticou.

O presidente da Abimaq informou que a importação de bens de capital subiu 45% em relação ao ano passado, o que deve gerar um déficit de US$ 12 bilhões até o final do ano, contra US$ 4,6 bilhões no ano passado. O maior exportador para o Brasil é a China. Aubert reconheceu, no entanto, que o setor está aquecido e que o faturamento da indústria nacional deve crescer 17% em relação ao ano passado. Mas o Brasil ainda está longe de ser o que foi na década de 80, quando, conforme Aubert, era o quinto maior produtor de bens de capital do mundo. Agora, é o 14º.