Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

78% das negociações salariais superaram inflação, aponta Dieese

Entidade acompanhou 706 negociações salariais no país em 2008.

Índice usado pelo Dieese para comparação é o INPC, do IBGE.


em São Paulo

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou nesta quinta-feira (12) que 78% das negociações salariais acompanhadas pela entidade tiveram ganho acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O INPC, que mede a alta dos preços para as famílias que ganham de um a seis salários mínimos, teve variação de 6,48% no ano passado.

De acordo com o Dieese, quando se consideram as negociações que pelo menos empataram com o INPC do ano passado, o número de negociações em que não houve perda real para os trabalhdores sobe para 88% dos 706 reajustes salariais acompanhados pela entidade.

O Dieese informa que 12% dos trabalhadores tiveram aumento abaixo da inflação – o percentual, porém, é bem inferior à média histórica (33%).

No ano passado, porém, a quantidade de negociações salariais que tiveram reajuste acima da inflação para as famílias de baixa renda foi maior, de 87,7%, segundo o Dieese.

ICV-Dieese

Quando comparados com o Índice de Custo de Vida (ICV), medido pelo Dieese, aproximadamente 98% dos reajustes negociados em 2008 ficaram acima do mínimo necessário para a reposição das perdas salariais. Em 2007, o percentual desses reajustes ficou em torno de 93%.