Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Federação dos Metalúrgicos de SP

5º ENCONTRO REGIONAL DA CAMPANHA SALARIAL 2018 FOI REALIZADO EM JUNDIAÍ

Ocorreu neste sábado, 18 de agosto, no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, o 5º Encontro Regional da Campanha Salarial 2018 liderada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP.

O encontro reuniu as diretorias dos Sindicatos de Metalúrgicos de Jundiaí, Laranjal Paulista, Piracicaba, Cerquilho, Leme, Santa Bárbara D’Oeste, Bragança Paulista, Alumínio, Tatuí, Mairinque, Suzano, Baixada Santista, Embu-Guaçu e Ferraz de Vasconcelos. A Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP tem 52 sindicatos filiados, representando em torno de 700 mil metalúrgicos com data-base em 1º de novembro.

Presentes ao encontro: Eliseu Silva Costa (presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP), Miguel Torres (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM e interino da Força Sindical, Cláudio Magrão de Camargo Cre (secretário-geral da Federação),  Chiquinho Mococa (vice-presidente), Edison Venâncio (tesoureiro), Ricardo Rodrigues, o Teco (diretor de patrimônio), e os presidentes e diretores dos Sindicatos participantes.

Já ocorreram encontros regionais em São José do Rio Preto, Marília, Mococa, Lorena e, depois deste em Jundiaí, ocorrerão encontros em Franca e São Paulo.

Os dirigentes debateram as dificuldades da campanha salarial deste ano em razão da crise econômica do País, dos altos índices de desemprego e da reforma trabalhista em vigor, mas foram unânimes em defender a unidade de ação sindical para garantir os direitos dos trabalhadores metalúrgicos e as conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Também são fundamentais, para os dirigentes, a intensificação das campanhas de sindicalização e de manutenção das estruturas de lutas dos sindicatos.

Miguel Torres disse que é preciso apoiar as campanhas salariais em andamento dos metalúrgicos de outras centrais sindicais, explicando que os grupos patronais são os mesmos que negociam com os metalúrgicos da Força e da Federação. Sobre as eleições de outubro, Miguel Torres espera uma participação expressiva dos trabalhadores nas urnas, com consciência de classe, com reflexão sobre quem são os que realmente representam os interesses sociais e trabalhistas e merecem ser eleitos, para que possamos reverter o quadro recessivo, resgatar os direitos e frear os retrocessos.
“Foi mais um Encontro Regional de bastante êxito para a nossa Federação. Estamos certos de que estas atividades que temos desenvolvido por todo o Estado têm nos dado maior preparo e fortalecido a unidade de sempre para podermos enfrentar a difícil campanha salarial e suas negociações que estão por vir”, diz Eliseu, presidente da Federação.

Val Gomes
redação CNTM