Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

17 de Janeiro – Dia do Delegado Sindical e de homenagem a Manoel Fiel Filho

Manoel Fiel Filho e o telegrama de protesto do Sindicato enviado ao governo militar exigindo apuração dos fatos e punição aos culpados.

Em 17 de janeiro de 1976, o metalúrgico Manoel Fiel Filho foi morto pela ditadura militar sob tortura no DOI-Codi de São Paulo. Em sua homenagem, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes também celebra nesta data o Dia do Delegado Sindical Metalúrgico.

Esta data comemorativa foi aprovada no 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, realizado em junho de 2009, e instituída pela lei 388/10, de autoria do então vereador Cláudio Prado, diretor do Sindicato, aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo.

“Nunca deixaremos de enaltecer os companheiros que no passado lutaram contra a exploração e o autoritarismo e os que foram responsáveis por inúmeras conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras. Salve Manoel Fiel Filho: um nome que sempre estará em nossa memória sindical, de forma exemplar, como um dos brasileiros mais importantes para o movimento sindical e para a história de lutas e conquistas para a classe trabalhadora”, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato, da Força Sindical e da CNTM.