Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

11 DE JULHO DE 2013 - DIA NACIONAL DE LUTAS

11 de Julho – Dia Nacional de Luta, com greves e mobilizações

Jaélcio Santana

Miguel Torres, Juruna e Paulinho da Força (ao microfone) participam da reunião

Em reunião na manhã desta terça-feira (25), as centrais sindicais definiram o dia 11 de julho como data para os protestos que farão em todo o País.

O ato Dia Nacional de Luta com greves e mobilizações acontecerá em diversas cidades do País com o lema: Pela Democracia e pelos direitos dos Trabalhadores.“Será um dia nacional de luta com greves e manifestações em todos os estados. Vamos parar contra a inflação e para pedir também mudanças na política econômica do governo”, declarou Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da Força Sindical.

“Os governos e o Congresso Nacional têm de ouvir os trabalhadores e a hora é esta. Todos na luta, todos na rua!”, diz Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Na Pauta constam: fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, reajuste para os aposentados, melhorias no transporte público, mais investimentos na saúde e na educação, regulamentação da terceirização, reforma agrária e contra os leilões do petróleo.

“Queremos o cumprimento dessa pauta histórica da categoria, que está nas mãos da presidente desde antes de ela ter sido eleita e que infelizmente ela não cumpriu”, destacou Paulinho.

A reunião durou cerca de duas horas em São Paulo contou com a participação dirigentes das cinco centrais reconhecidas pelo governo: Força, CUT, UGT, CTB e Nova Central, além de CSP-Conlutas e CGTB e do MST.

Plenária nesta sexta organizará manifestações

A Força Sindical convocou suas Confederações, Federações e Sindicatos para uma Plenária Nacional amanhã (28), a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. O objetivo do encontro é debater as ações do “Dia Nacional de Mobilizações e Lutas”, convocado pelas Centrais para o dia 11 de julho.

O presidente da Central, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), lembra que as manifestações terão sucesso somente com forte mobilização de todas as categorias de trabalhadores. “Será um dia de luta com greves, manifestações e passeatas em pontos de grande concentração”, ressalta.

O ato é convocado de forma unitária pela CUT, Força, UGT, Nova Central, CTB, CGTB e Conlutas. A decisão de realizar as manifestações foi tomada pelas Centrais na manhã de terça (25), em São Paulo, durante reunião na sede da UGT. Mais de setenta organizações e movimentos sociais de todo o País, que também se reuniram na capital paulista na noite de terça, decidiram se integrar ao movimento.

Pauta – Os trabalhadores vão reivindicar, entre outras bandeiras, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, melhorias no transporte público, mais investimentos na Saúde e Educação e protestar contra os leilões do petróleo.

Os representantes dos movimentos sociais e Centrais Sindicais terão nova reunião dia 2 de julho, para definir os detalhes das manifestações.

Mais informações:
www.fsindical.org.br  
fotos Jaélcio Santana